domingo, 17 de março de 2013

Patologia Social


Cada vez mais é produzido evoluções ao aparato tecnológico-digital do homem, facilitando as práticas do seu dia-a-dia. Mas será que sua subjetividade acompanha esse crescimento desregrado? Acesso ilimitado de informações e o consequente esvaziamento do convívio e da vinculação genuína entre as pessoas; idolatria coletiva indiscriminada às celebridades de qualquer natureza por razão e méritos desconhecidos; histeria midiática para produzir fama instantânea em figuras anônimas; apologia quase que consensual da busca pelo sucesso (mesmo que efêmero) a qualquer preço em nome a fama. Sensacionalismo de programas “espirra-sangue” na hora do almoço, escancarando a morte e a violência, fazendo delas um espetáculo, debochando da seriedade e gravidade que o assunto exige. Policiais (alguns), de índole e caráter bastante duvidosos.

 Um homofóbico-racista eleito para presidir a comissão de Direitos Humanos. O íntegro Renan Calheiros presidente do senado! Três condenados pelo STF integrando a Comissão de Constituição e Justiça: José Genoino, João Paulo Cunha e Paulo Maluf, este, um dos maiores ladrões da história desse país (Patologias Políticas). Crianças cursando o sexto, sétimo e até oitavo ano (antiga sétima série) de colégio público ainda analfabetas(!?). Professores que não sabem ensinar alegando que alunos não sabem aprender ou que não aprendem por causa do “déficit cognitivo”e que por conta disso devem ser tratados. (Patologias Pedagógicas).

 Mas o preocupante disso tudo é a forma com que essas questões são amenizadas ou despercebidas: bancando o bacana com a turma; bebendo e/ou farreando; estando ao redor de pessoas bonitas chiques e elegantes; mantendo uma aparência que os outros julguem interessante embora seja o que não lhe represente de fato. Estes parecem ser alguns dos remédios contemporâneos para ser indiferente, por talvez reconhecer em si mesmo sua própria impotência diante da magnitude do problema, à todas essas mazelas sociais.

E o que é ser normal em uma sociedade que não é normal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário