quarta-feira, 6 de março de 2013

O maracujá enrugado e o limão azedo


Talvez a fruta que mais sirva para tranquilizar seja o maracujá. Não sei se isso é uma lenda urbana, um tipo de efeito placebo ou questão científica. Docinho, refrescante, dizem que sua semente baixa a pressão (quem nunca ouviu uma mãe dizer que ia comprar maracujina pro filho?). Fui na Perini e achei alguns lá, todos bem amarelinhos, vistosos, lisinhos, brilhosos, mas não encontrei nenhum maracujá enrugado. Talvez pensem que maracujá enrugado esteja ruim ou podre e daí achem que não é atrativo pro cliente comprar ou talvez pensem que sua aparência não combina com o charme da loja, destoando das outras frutas que compõem aquele visual multi-colorido de lindas frutas quando ficam maduras e colocadas em diferentes cestos uma ao lado da outra.

 Coitado do maracujá enrugado. É o que pode oferecer o melhor sabor, mais consistente e também o mais farto dos maracujás. Quem compra fruta sabe:  maracujá bom e maduro é o enrugado. Cansado de ser discriminado e querendo reivindicar seu direito de ser considerado um maracujá útil e passível de ser posto à venda junto com outras frutas maduras, ele deu entrada junto no SFD (sindicato das frutas discriminadas). Lá, na fila, encontrou vários limões à sua frente. Insatisfeitos com os rótulos que recebem, iniciaram um diálogo.

M: qual é seu problema limão, o que faz aqui?

L: Ah maracujá, eu não aguento mais!!!

M:mas o que foi que houve?

L: sempre ficam me chamando de azedo...hunf...além do mais tem esse meu primo aí, o limão siciliano... chegou no mercado e aumentou a concorrência!

M:Então está preocupado com o que os outros acham daquilo que tem por dentro, limão? Já a minha preocupação é o que os outros desconsideram do que tenho por dentro baseado na minha aparência não muito agradável.

Encerraram o diálogo ali, se solidarizando. Em relação às pessoas e outras frutas eu não posso afirmar quais condições representam seu estado maduro. Mas o que eu sei é que maracujá bom, é maracujá enrugado. Dê uma chance ao maracujá enrugado, ajude a reduzir a discriminação frutífera e contribua para um mundo mais calmo e tranquilo.

Um dia todos nós também ficaremos enrugados...a dúvida vai ser saber se estaremos mais pra maracujá ou pra limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário