domingo, 4 de agosto de 2013

Canhotos

Não é nada fácil viver num mundo em que as coisas são sempre pensadas e construídas para os destros. Há uma ditadura dos destros. Por isso os canhotos vivem permanentemente se adaptando. São definitivamente pessoas adaptáveis e com certa tendência para a transgressão. Acostumam-se a criar uma capacidade adaptativa-forçada que de tanto se repetir se naturaliza. Cria-se um hábito e posteriormente um traço de personalidade. Na verdade ainda mais alem. Adaptação vira parte da identidade. A dificuldade em manusear uma ferramenta ou instrumento qualquer no dia-a-dia voltados para destros faz do canhoto um especialista em driblar adversidades corriqueiras.  

As dificuldades são das mais variadas: tesoura, abridor de lata, mouse, carteira de escola ou universidade, marcha do carro, relógio que colocamos no braço direito, mas o pino pra mudar a hora permanece como se fosse pra um destro, que usa o relógio no braço esquerdo e configura o relógio com a mão direita tranquilamente. E pra tocar bateria? Só tem pra canhoto ou pra destro. Mas e quem for canhoto de mão e destro de pé (meu caso), faz como? Durante a refeição, não gostamos que pessoas sentem do nosso lado esquerdo, a mão do garfo. Socialmente temos que cumprimentar as pessoas apenas com a mão direita. Se for com a esquerda, você é tido como...

A profissão que exerce a justiça é o Direito. Não é o esquerdo. Direito em inglês é “right”, que também significa “certo”. Então, o esquerdo seria o errado? Quando queremos que alguém faça algo de forma correta, dizemos: “faça a coisa direito, aqui fazemos tudo direitinho”. Quando alguém está sentado esparramadamente na cadeira, falamos: “menino, tome jeito, se endireite!”. Na Itália direito = destro e esquerdo = sinistro. Sinistro hein? Começar algo com sorte é começar com “o pé direito”. Nenhum jogador entra em campo com o pé esquerdo. Esquerdo é associado ao azar. Não é a toa que o dia do canhoto é 13 de agosto.

Politicamente o lado esquerdo está relacionado ao revolucionário, anarquista, contestador, subversivo e outros termos pejorativos. O direito seria o conservador. Não questiona a hegemonia do sistema nem ameaça a ordem estabelecida, portanto trabalha na preservação do metabolismo social. Assim não cria incômodos e desconfortos, logo está longe de ser visado, rotulado ou execrado.
Na Idade média, durante o período da inquisição, canhotos eram considerados hereges, e tratados como bruxos e feiticeiros. Perseguidos pelo estado e por algumas instituições foram ateados à fogueira em praça publica.

A nossa escrita alfabética é da esquerda pra direita. Canhotos tem que fazer malabarismos caligráficos pra não borrar o que acabaram de escrever. Iniciar um parágrafo no começo da pagina de um caderno é um problema muito dificultoso. Coisa que os destros deliciosamente não vivenciam. Não é só a aspiral do encadernamento o problema. Se a escrita fosse da direta pra esquerda, canhotos não teriam essa dificuldade.

Canhotos usam mais o lado direito do cérebro. Neurologicamente esse lado direito está conectado  com o número maior de nervos que recebem o tipo de informação sensitiva, de visão mais aguda, pele mais sensível, os músculos respondem mais prontamente. O lado direito é o lado da criatividade.
Por uma vida mais valorizada e reconhecida aos sensíveis, adaptáveis e criativos canhotos.


Leonardo da Vinci, Beethoven, Nietzsche, Charles Chaplin, Pablo Picasso, Michelangelo, Paul McCartney, Jimmy Hendrix, Ayrton Senna, Isaac Newton, Machado de Assis, Pelé (canhoto de mão), Fidel castro, Albert Einstein, Adolf Hitler, Mahatma Gandhi, Bob Dylan, Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário