quarta-feira, 24 de julho de 2013

Escrever e Cozinhar

Das relações entre essas duas artes.

O tema e o prato: a escolha de certo tema para escrever se assemelha muito a escolha de um prato para cozinhar. Em ambos os casos a motivação geralmente é desconhecida, vem do íntimo, requer criatividade, algumas invenções e pitadas de improvisos. Ao querer fazer um prato já vamos antecipando mentalmente quais os ingredientes necessários para o seu preparo. Da mesma forma que, ao despertar para a escrita de um tema, as palavras vêm na imaginação naturalmente soltas e embaralhadas assim como os ingredientes do prato mentalizado. Cabe ao perspicaz cozinheiro-escritor arrumar, dosar e colocar essas palavras no tempo certo.

As palavras e os ingredientes: palavras adequadas são como bons ingredientes. Temos que escolher cuidadosamente para atingir o objetivo esperado. Errar a mão seja escolhendo uma palavra exageradamente impactante (ou sorumbaticamente morta) ou se excedendo na dose dos temperos e no tempo de cozimento, pode causar “indigestão literária”. Mas há uma questão para ser evitada: a ansiedade em ver o texto/prato pronto não pode acelerar sua produção, escolhendo e distribuindo assim palvras/ingredientes aleatoriamente de modo que venha a atrapalhar esse processo. Esse deslize o cozinheiro-escritor atento não deve cometer.
 
A Escrita do texto e o preparo do prato: aqui está a parte mais importante, o desenvolvimento.  Assim como, quando cozinhamos na panela intercalamos fogo alto com fogo baixo, o transcorrer de um texto oscila também na sua intensidade. O objetivo é o mesmo: deixar as palavras/comida pegar mais gosto, pegando o tempero, ganhando corpo, tomando forma. Preparando o leitor para a mensagem central, para o prato principal, para o sentimento que o texto/prato irá provocar. Tudo para transformar o sabor-literário em algo mágico. A condução das palavras e a arrumação do texto é como fazer um baile com as palavras temperadas. Como quem rege uma orquestra: cada músico com seu instrumento que produz um som particular; cada ingrediente que produz um sabor, cada palavra que tem seu significado. Cozinhar e escrever tem relação com tempo, claro. O ritmo. Com a cadência do fogo alto-fogo baixo e também a cadência das palavras. Saber cadenciar o tempo do preparo, pra comida ficar no ponto. Escrever é dar cadência as palavras, é cozinhar em banho-maria, é orquestrar com maestria significados e sabores.

Tentei cozinhar o texto... escrever o prato. Agora é só se deliciar.

Bom apetite, leitores...boa leitura, degustadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário