Psicólogo, Percussionista, Pisciano e adorador de cinema, teatro, música, fotografia e do mar. Gosto de brincar com as palavras.Uso este blog para dar vazão às muitas inquietações que tenho em relação a vida cotidiana seja em tom crítico ou poético. Serve, sobretudo,para expressar um lado mais lúdico e artístico com a palavras e estimular a reflexão.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Tipos de Luz. Qual o seu?
Quem já foi numa loja de luminárias sabe que tem diversos tipos de formatos e intensidade de lâmpadas, adequadas do mais simples ao mais sofisticado apartamento/casa. Fui recentemente numa e a vendedora bastante atenciosa explicou minuciosamente a função de cada uma. Lâmpadas fluorescentes, lâmpadas incandescentes, lâmpadas halógenas etc. Provavelmente essas lâmpadas dizem muito também sobre o dono do apartamento ou quem o habita.
Diferem quanto ao tipo-intensidade de luz que emite, seu consumo, desgaste e durabilidade. Assim como os donos. Assim como pessoas, seres humanos.
Segundo a vendedora e seus discurso simpático porém comercial, uns preferem a iluminação intensa,(lâmpada fluorescente) outros a que consome muito mas ilumina pouco (lâmpada incandescente) e outros a que ilumina de forma direcionada e com uma boa durabilidade (lâmpada halógena).
Em tempos de exibicionismo exacerbado muitos querem holofotes. Querem luz. Querem ser e estar iluminados. Síndrome do pânico da discrição. Quem quer anonimato hoje em dia? Pois “receber a luz” e “estar iluminado” se tornou sinônimo de ser bem guiado por algo místico, de estar no caminho certo, rumo a uma vida bem sucedida, contemplada de sucesso e felicidade permanente.
Alerto que a luz do abajur, discreta, intimista, tímida e de pouca intensidade, embora não ilumine na dimensão que os atuais padrões sociais-pirotécnicos exijam, consegue dar conta para o objetivo ao qual se propõe.
Mas para quem não tem objetivo, (ou autoconhecimento), (ou discernimento), qualquer luz serve.
Escolha sua “luz” com cautela, evite propagar a fotofobia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário