segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Trilogia dos relacionamentos sustentáveis - episódio 1: a vitrine

A vitrine é aquele espaço em que se colocam as peças mais interessantes (ou valiosas, mas nem sempre) de uma loja para ganharem destaque, para serem apreciadas pelo consumidor, e consequentemente, adquiridas. É fundamental, na exposição da vitrine, que sua distribuição espacial esteja organizada, exclusivamente, para seduzir o iminente comprador. 

Conscientemente ou não, ainda que não queiramos nos vender para o outro, nas relações também somos vitrines de nós mesmos pela forma que gerenciamos as características de nossa personalidade que queremos que sejam vistas pelos outros. Na era da exposição exacerbada e da aceitação condicionada à aparência e a popularidade, ninguém exibe o que imagina que os outros vão reprovar. Ou seja, inicialmente ninguém se mostra por completo. Tal como a vitrine da loja, está ali para seduzir. Tal como a sedução, está ali para enfeitiçar.

 Essa nossa vitrine exibe, mas também oculta. Ela também indica peculiaridades através de sinais, basta saber interpretá-los e desvendá-los. Caso contrário seu relacionamento com esse outro não passará de um conto de fadas.


Então, primeiro passo para um relacionamento sustentável: observe (pacientemente e cuidadosamente) a “vitrine” do outro. Ela diz muito sobre a pessoa.

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