terça-feira, 22 de julho de 2014

Desculpe, mulher moderna

Desculpe se nós homens não estamos mais a sua altura.

O mundo mudou, as coisas mudaram, a mulher se emancipou
exigiu mudanças, igualdade de condições.

Desculpe você que já é independente, madura e faz suas viagens com suas amigas e pra você isso basta. Vive de emoção pura, retóricas cíclicas e reuniõezinhas com papos até interessantes regadas vinhos e petiscos.

Desculpe você que lê Martha Medeiros, Rubem Alves e crônicas de Arnaldo Jabor, Ivan Martins e Pedro Bial sobre relacionamentos amorosos, vai nas festas com ar de soberania (sem ser prepotente) e simpatia, paga suas contas e planeja compras no shopping dias de semana (ou um cinema  no domingo a tarde) e depois se exercita no início da noite quando ja emenda com a novela comendo aquela janta com baixa caloria e um suco light enquanto lixa a unha.

Desculpe mulher moderna, por não conseguir acompanhar sua evolução.Gostaríamos de entender, pois como seres limitados intuitivamente não compreendemos, como a igualdade de condições não migrou também para os relacionamentos. Porquê a independência não se mostra também na iniciativa? O que impede a soberania de conduzir e (também) deixar ser conduzida?

Será que essa emancipação que foi tanto batalhada é de fato (la no seu íntimo) desejada, mulher moderna? Tão despachada na vida social, e tão defensiva na vida amorosa.

 As correntes que se quebraram no passado são as mesmas que ainda aprisionam no presente? Sim, é o que parece. A descoberta moderna de uma prazer solitário, vazio (sem eco, com vácuo) e sem companheirismo se iguala à expectativa ilusória de depositar no outro todo o seu "baú da felicidade", mulher moderna. Nesse seu projeto de modernidade não se delega nada a ninguém, mulher moderna.

Não sei se fui claro, pertinente ou utópico. Talvez seja apenas uma vontade de ajudar vocês a serem mais vocês mesmas. Com o outro podemos conseguir vôos mais altos. Como diz Marisa Monte: "é só mistério não tem segredo".

Mas, de qualquer forma, deixo um sincero pedido: desculpe, mulher moderna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário