segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quem se encanta, se desencanta.



Um livro lido, uma história ouvida, um filme visto, uma comida degustada, uma fotografia apreciada, um trabalho adquirido, um alguém seduzido, uma paixão vivida. Situações que aos poucos transformam-se em rotina, passam despercebidas. No entanto são detalhes capazes de encantar olhares atentos para a vida.

Eventos do cotidiano que nos dão condição de se encantar (construir para si uma capacidade lúdica, real ou ilusória, de se permitir ser feliz), seja com a arte, seja com a realidade.

Quando estamos encantados, a sensação do impacto inicial, a emoção provocada, os afetos estimulados são únicos. O nosso estado de “glamour psicológico” não é instantaneamente volúvel nem permanentemente duradouro, é simplesmente transitório. Saudável, claro! Porém transitório.

Criar pra si uma possibilidade de se encantar é, também, se deixar futuramente desencantar. Pois nenhuma zona de conforto é constante, estável, regular, linear e cartesiana a ponto de ser inalterável. Nada é fascinante, estupendo, excepcional, extraordinário permanentemente. Estacionar nessa condição efusivamente fantasiosa é plantar desilusão pra colher frustração. E decepção nada mais é que uma overdose de expectativas.

Minúcias da vida que deixam de ser um colírio para os olhos ou uma melodia para os ouvidos, porque o novo já não é mais novidade. O novo é a coisa mais velha que existe. Torna-se conhecido pela arte ou vira um hábito pela realidade.

A decepção tem o seu lado bom. Abre uma lacuna por saltar de um extremo ao outro. O aprendizado em você reconhecer que o antes estava super-dimensionado, a consciência em não repetir numa próxima vez, e a condição (e era sobre isso que queria falar) de se re-encantar. Re-descobrindo novas possibilidades e impossibilidades; re-construindo novos laços, novos vínculos com a mesma “peça” que de encantadora passou-se a desencantada. A vida guarda seus mistérios e tem suas nuances (e que bom que seja assim). Surge a chance dessa vez de se aproximar mais da essência, do real valor que a situação ou alguém tem pra você. Não aquilo que você imaginava que fosse, nem aquilo que você desacreditou por não ser aquilo que você imaginava que seria, mas aquilo que simples e claramente, mostra-se ao seu natural de forma pura e transparente por agregar o encanto e o desencanto, pois tudo e todos têm sua dose de contradição... e é dela que se faz a unidade. O ideal é uma utopia.

5 comentários:

  1. Perfeito.
    Sem palavras para descrever!
    Bj Laryssa Fam

    ResponderExcluir
  2. Junho de 2009... Museu de Artes Contemporâneas, Niterói.
    Momento sem fim... Mente fotográfica, em plena tarde de terça feira. Aos olhos dos cariocas como testemunhas, mas principalmente aos olhos do Cristo Redentor. Momento unico e duradouro... Hoje, amor de amizade - esse sim é o verdadeiro e único. Te amo, peste!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando entrei aqui pela primeira vez o post que eu mais gostei era o da farofa; porem agora lendo esse aqui nao tem como negar que ele tem um encanto que apenas encanta e nao ha como desencantar! Carol

    ResponderExcluir
  4. Encantar X desencandar, es a grande dinâmica que a VIDA nos oferece.

    Estas duas palavras no seu sentido gramatical pode não ser amplo, mais, no seu sentido poético pode ser infinito como o Oceano.
    Assim me fez lembrar a música Abismo de Jorge Vercillo e Ana Carolina [Bem daqui onde estou
    já não dá pra voltar... Não sou eu que me faço voar o amor é que me voa /E atravessa o vazio entre nós pra te dar a mão...]

    Me vejo andar no ar ...

    ResponderExcluir
  5. "Criar pra si uma possibilidade de se encantar é, também, se deixar futuramente desencantar. Pois nenhuma zona de conforto é constante, estável, regular, linear e cartesiana a ponto de ser inalterável. Nada é fascinante, estupendo, excepcional, extraordinário permanentemente. Estacionar nessa condição efusivamente fantasiosa é plantar desilusão pra colher frustração. E decepção nada mais é que uma overdose de expectativas".

    O desencantar dos casulos resultam nas mais 'fascinantes, estupendas, excepcionais e extraordinárias' mariposas e borboletas que enfeitam a face da terra!!!

    ResponderExcluir