segunda-feira, 29 de junho de 2009

O IPI e a Escola


O "IPI"- imposto sobre produto industrializado- se mantém reduzido. Carros, televisões, câmeras fotográficas cheias de pixels, ipod, laptops, MP 10 etc. Está tudo mais barato. É o que diz a mídia, pelo menos assim ela divulga, que está tudo por um preço mais acessível (ou seria menos absurdo?) e que tem prazo para acabar essa "liquidação". O IPI, que deveria se chamar A.O.C.I. - apelo oportunista de consumismo imediato- está a serviço da manutenção do sistema e para a reprodução do sistema.

Cabe a pergunta: somos nós (na escola) ou os produtos (na indústria) os que são "fabricados" em linhas de montagem? Vou torcer para não reduzirem o I.A.E. Não conhece? É o imposto sobre aluno escolarizado. Aliás, mesmo que se esforçassem, através da política retrógrada, da mídia corporativista ou de legislações burocráticas, ainda não conseguiriam banalizar e destroçar ainda mais a educação escolar quanto banalizam o consumo generalizado. Seria interessante: "Aproveitem, aproveitem!!O I.A.E. foi reduzido, acesso à educação agora é pra todos...qualquer um pode finalizar seus estudos!". Antes fóssemos produtos. Pelo menos teríamos alguma prioridade no investimento, pois teria maior utilidade comercial e maior rentabilidade para o mercado. Essa é a era do consumo: os produtos ganham vida e nós nos tornamos coisas.

Mas e vocês, têm aproveitado os descontos do IPI? Quanto você vale?Já deu nome a sua caneta mont-blanc?

2 comentários:

  1. mas não tem mesmo jeito, ja estamos no sistema antes mesmo de nascer. E como ja diria o grande poeta; "Viva a Sociedade Alternativa!"

    ;)

    ótimo blog, querido =)

    ResponderExcluir
  2. muito bom texto, "erru". ainda bem que existem pessoas que conseguem visualizar o outro lado da moeda. me dá alguma esperança. ou não.

    ;*

    ResponderExcluir